quinta-feira, 4 de junho de 2009

ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO DIA 28/5/09

Ata da reunião extraordinária da AVA BOTAFOGO – R.C.PJ nº 233950 em 6/03/2009 e PROTOCOLO 2009/0123125858181
No dia 28 de maio de 2009 no Clube ASA situado na Rua São Clemente 155 , com a presença de 45 associados, Às 19:00 teve início e o presidente leu a pauta da reunião :
1- Comissão dos Vereadores
2- Audiência Pública
3- A não participação da 1ª Secretaria na Ava Botafogo
4- A Legalização da Luz, para todos
5- Cadastramentos
6- O Movimento dos Camelôs no dia 20.

A seguir o presidente deu o informe sobre as atividades em que tem participado como representante da associação junto aos vereadores , informando que uma comissão foi formada por cinco parlamentares – Reimont, Girão, Aspásia Camargo , Clarissa Garotinho e Leonel Brizola Neto....., que isso tem acontecido a semanas com o objetivo de regulamentar a Lei 1876 que é o principal instrumento que regula o comércio ambulante . A seguir informou sobre a Audiência Publica que vai acontecer no dia 4/06/2009 na Câmara dos Vereadores para atualização da Lei 1876. Foi salientada a importância desse evento e para isso está estudando a possibilidade de fazer camisetas para que nós da AVA BOTAFOGO possamos nos identificar perante os outros ambulantes .
A seguir o presidente fez um histórico das ações da companheira Luiza Maranhão , 1ª secretária da associação, pedindo para que fosse decidido o seu desligamento da Ava Botafogo tendo em vista a mesma ter criado uma outra associação de mulheres do bairro,que não trabalhava pela causa da AVA, alem, não ser ambulante, apesar de ter pedido diversas vezes para que o presidente lhe arrumasse um quiosque . Pediu que as pessoas presentes se pronunciassem .
Após a explanação do presidente , Luiza Maranhão tomou a palavra onde após se anunciar como pessoa e fundadora da associação acusou o presidente e a 2ª secretária de discriminá-la em todas as ocasiões em que a AVA esteve presente . Fez outras acusações ao presidente a respeito do dinheiro arrecadado pelos associados onde disse que o mesmo, não era para ser cobrado dos associados. E que deveria ser devolvido aos mesmos, Falou também sobre a luz , que o presidente cobrava valores altos de cada quiosques. Depois de muito tempo de fala e de acusações terminou com a frase que ela quando vê alguma ovelha desgarrada vai atrás .
Passamos depois às inscrições para que todos se pronunciassem , foram inscritos a 2ª secretária,Elisabeth , jisael Mendonça dos Santos e Meri.
Elisabeth leu o que segue abaixo:

A operação “ CHOQUE DE ORDEM “
e a fundação da ASSOCIAÇÃO DOS VENDEDORES AMBULANTES DE BOTAFOGO E AJACÊNCIAS - “AVA BOTAFOGO” .

A política adotada pelo novo prefeito Eduardo Paes começou em 5 de janeiro com o “choque de ordem “.
Esses ataques , que mobilizaram 1500 agentes municipais , mais de 10 instituições /40 veículos / carros / caminhões /reboques /ônibus , etc.. , visaram atingir os trabalhadores pobres , principalmente os ambulantes.
Esta operação contou também com o apoio do governo estadual e foi dividida em vários bairros , roubando e destruindo toneladas de mercadorias dos vê ambulantes , sem que aja devolução das mesmas , que é por direito e Lei.
Porque o poder público gasta tanto dinheiro e mobiliza a força policial para combater o trabalhador enquanto o tráfico rouba , mata e vende drogas livremente , e a milícia aterroriza matando e extorquindo a população ?
Eduardo Paes começou o ano de 2009 mostrando suas garras e qual será a política adotada pelo governo com relação ao povo .
O secretário de Ordem Pública , que tem sido fotografado em plena desordem , diz: “ ..... essas medidas tem o caráter de devolver aos cidadãos os espaços públicos ocupados ilegalmente tanto por mendigos , ambulantes , quanto moradores de rua .”
Sobre a questão do espaço público cabe explicar o que acontece com o caso dos mais ou menos 185 quiosques que se encontram distribuídos nas ruas Nelson Mandela e adjacências .
Quando começou o “ choque de ordem “ , ameaçando todos os ambulantes ,nós que trabalhamos nos quiosques de Botafogo fomos pegos de surpresa .
A solução , segundo D. Luiza Maranhão , foi criar uma Associação, Ava Botafogo, que ela se inscreveu para ser 1ª Secretaria. Assim como também manter os ambulantes de Botafogo organizados diante da Lei que rege a categoria .
Todos que compareceram no dia da formação provisória da diretoria concordaram que seria uma ação eficaz.
As ações começaram a ser feitas conforme o relato abaixo:
1- A diretoria provisória seria composta de pessoas que possuíam um quiosque , com exceção da D. Luiza Maranhão , conforme está na ATA de fundação .
2- A lei 1876 , que regula o comércio ambulante foi divulgada para que todos tivessem conhecimento dos seus direitos e deveres .
3- Foram procuradas várias autoridades , feitas reuniões internas , documentos foram pesquisados , levantamento das pessoas que trabalham e suas atividades comerciais , foi procurada a Associação de Moradores de Botafogo ( que possui uma idéia deturpada dos ambulantes e se negou a dar apoio ) ,assim como muitas outras ações que decorreram nos meses de janeiro até hoje .
..............................................................................................................................................Havendo um certo tumulto e não podendo continuar, Elisabeth pediu a senhora Mariza da recém fundada Associação de Laranjeiras, cuja dona Luisa Maranhão se elegeu 1ª Secretária ( não pertencente a AVA BOTAFOGO ) que contasse o que tinha acontecido no domingo 29 de março quando a mesma ligou para Elisabeth pedindo que a mesma tirasse fotografias dos locais a ser implantados os ambulantes de Laranjeiras . Falando muito , apesar da hora , invocando Deus e Jesus , parecendo estar em total sintonia com a sra Luiza acusou Elisabeth de muitos atos negativos deturpando o que havia acontecido , que foi simplesmente ter ido tirar fotografia para ajudar a mesma . A sra Mariza no telefonema que deu no domingo pedindo para tirar as fotos falou também que tinha sido agredida verbalmente pela senhora Luiza e achava que Elisabeth tinha sido enviada por Deus para ajudá-la . Atônita sem saber o que falar Elisabeth ,pois o discurso na reunião era outro e as calúnias se processavam de uma forma incessante e a sra Luiza em coro com a mesma concordava com tudo , parecendo que Elisabeth queria manipular os ambulantes de Laranjeiras . Ora o que a mesma tem feito é trabalhar como arquiteta para a solução dos remanejamento dos quiosques e outras coisas mais , que é e proprietária de um quiosque em Botafogo não tem a menor intenção política , nem vai se candidatar a nada nunca . O que parece ser a intenção da senhora Luiza Maranhão .Depois desse tumulto a reunião degringolou e todas as pessoas que pareciam concordam com a sra Luiza e Mariza saíram , deixando algumas pessoas decepcionadas pois havia muito mais assuntos de importância para serem tratados .Abaixo relatamos o resto do texto que a senhora Elisabeth tinha a intenção de ler e não conseguiu.
..........................................................................................................................................




Em fevereiro recebemos uma notificação da prefeitura ,para que retirássemos os
15 quiosques que se encontravam encostados na parede ao lado da Drogaria Pacheco para que a rua, em construção há dez anos , fosse retomada .
Apavorados os ambulantes dos quiosques tiveram que contratar uma advogada para que fizesse a defesa e abrisse as portas para negociação com as autoridades, o que foi feito com sucesso .
Porque a D. Luiza Maranhão que está como 1ª secretária da AVA BOTAFOGO e também é presidente da Câmara Comunitária de Botafogo, sendo advogada , não nos ajudou na época ?
Porque criou outra Associação a AMA –b e deixou a AVA BOTAFOGO de lado?
Porque a inversão ,como se fosse discriminada pela associação se foi ela que procurou o presidente , João Bosco dizendo que queria sair da Associação ?
Porque logo após dizer que faria uma carta pedindo para sair da AVA BOTAFOGO , já com ASSOCIAÇÃO DE MULHERES recém criada ,voltou atrás dizendo que não queria sair mais ?
Porque tanta confusão ,se em nenhum momento houve interesse em ajudar e cumprir as funções de 1ª secretária, deixando para o presidente os encargos maiores ?
Porque todas as ações feitas por d. Luiza Maranhão , foram no sentido de promover a Ama-b ( associação de mulheres e amigas da zona sul) e não a AVA BOTAFOGO ( associação dos vendedores ambulantes de botafogo e adjacências ) indo na Câmara falando com os vereadores e distribuindo informativos com uma série de questões desfocando a questão maior que é a dos camelôs ?
Nós da Associação de ambulantes gostaríamos de saber ?
..........................................................................................................................................

E assim a reunião deste dia ficou sem que os importantes assuntos da pauta fossem discutidos pelos associados.

Elisabeth Coelho
Relatora da mesa e 2ª secretária


João Bosco Alves Rodrigues
Presidente da mesa e da AVA BOTAFOGO

Rio de janeiro 28 de maio de 2009

Um comentário:

  1. Bom dia!
    Eu lucia pontes de 27 anos mãe solteira,
    trabalho, no box 26 da nelson mandela em Botafogo, relato aqui que para melhoria dos ambulantes, O nosso prefeito deveria nos cadastrar, dar á lisensa que precisamos para trabalhar empaz, Com isso evitando medingos, asaltantes, Etc, Nós estaremos fazendo a alegria dos estrangeiros, pois somos ´nos o mais procurado, por todos eles,que vem ao brasil.
    Desde já agradece lu pontes rj...pb

    ResponderExcluir